Como é realizado o pagamento do DPVAT?

O DPVAT representa um dos valores obrigatórios que devem ser cumpridos pelos proprietários de veículos anualmente. Diferente de alguns impostos, o DPVAT tem valor fixo e é muito importante para os motoristas. Leia as informações abaixo e saiba como é realizado o pagamento desse benefício:

O que é o DPVAT?

O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT) e uma das taxas obrigatórias a serem cumpridas todo anos.

A taxa é referente ao seguro obrigatório de todo veículo, promovido pelo Detran de cada estado. Apesar de ser estadual, o valor do DPVAT é fixo para todo o país, diferente do que acontece para o IPVA 2020.

Estar regular com os impostos para proprietários de veículos é fundamental e vale lembrar que em algumas regiões, como o IPVA SP 2020é possível receber desconto pagando à vista.

Este é um dos poucos seguros a beneficiar todas as pessoas envolvidas em um situação do trânsito e o seu pagamento é dividido em categorias que vão desde de dano físicos até pensão por morte.

As categorias podem incluir também um benefício direcionado aos possíveis gastos médicos envolvidos. é necessário comprovar as solicitações através de laudo médico.

Por que a taxa é importante?

Como você conferiu, o DPVAT é uma das taxas mais importantes pois promove o pagamento de indenização para quem for afetado por um acidente de trânsito.

Todas as pessoas envolvidas podem acioná-lo, desde passageiros a pedestres. Mas quando o motorista em questão não eestá cumprindo com a taxa fica inviável para que as pessoas envolvidas possam solicitar.

Nesses casos, o pagamento da indenização só efetuado, quando o motorista regulariza a sua situação no Detran. O processo pode levar temo e acabar prejudicando os afetados, inclusive o próprio motorista.

Além disso, também pode ser acrescentado uma porcentagem de juros pelo atraso do pagamento. Portanto, o mais indicado é estar de acordo com o DPVAT.

Como é realizado o pagamento do seguro?

Se você está em situação regular com o Detran e precisa acionar o DPVAT, vale mencionar que a solicitação é simples e pode ser efetuada

Em primeiro lugar, identifique os postos de atendimento responsáveis pelo DPVAT em sua região. Será necessário ir até uma unidade portando seus documentos!

O valor da indenização pode chegar a até R$ 13.500, o que será estabelecido de acordo com a categoria de sua solicitação.  É preciso comprovar morte de parente, danos físicos e gastos médios através de laudos oficiais.